REGIMENTO ESCOLAR

REGULAMENTO GERAL DO ALUNO



- A Agenda Escolar é também um meio de comunicação entre o Colégio e a família.
Portanto, as observações serão feitas através da mesma e deverão ser assinadas
pelos responsáveis;
- Sempre que houver aula, todo aluno deverá trazer a sua agenda e apresentá-la
na entrada;
- Para ausentar-se do Colégio antes do término das aulas, os alunos deverão
apresentar na Agenda, justificativa do responsável;
- A Agenda não deve apresentar rasura de nenhum tipo, ficando a critério da
direção a troca por outra;
- Toda e qualquer anotação escrita na Agenda deverá ser assinada pelos pais.
O mesmo vale para as tarefas que o aluno levar para casa;
- É obrigatório o uso do uniforme completo;
- O aluno só poderá participar das aulas de educação física se estiver devidamente
uniformizado;
- Utilizar-se das instalações e dependências do estabelecimento, mediante prévia
autorização de quem é de direito;
- Requerer transferência ou cancelamento de matrícula, através do pai ou
responsável, quando tiver pago a prestação da anuidade e demais encargos
escolares;
- Tomar conhecimento dos resultados obtidos em provas e trabalhos realizados;
- Solicitar, quando se julgar prejudicado, revisão de provas dentro do prazo de 48
horas, a partir da divulgação das mesmas;
- Tomar conhecimento dos resultados trimestrais e anuais obtidos (notas e
frequência) através de boletins;
- Solicitar orientação aos professores escolares, especialmente aos coordenadores.
- Comparecer e participar das aulas;
- Estudar, fazer tarefas e demais trabalhos solicitados;
- Ser pontual (quando houver atraso, ainda no decorrer da 1a aula, os alunos
entrarão na 2a aula);

- Respeitar as normas disciplinares do estabelecimento;
- Inteirar-se do sistema de avaliação e acompanhar seu rendimento escolar;
- Solicitar autorização da direção quando tiver necessidade de ausentar-se das
atividades escolares, trazendo sempre justificativa dos responsáveis, antes do
início das aulas;
- Apresentar a documentação exigida, dentro doprazoestipuladopela Secretaria
para garantir sua matrícula;
- Ser honesto na apresentação de tarefas e demais atos escolares;
- Indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais ao estabelecimento ou
a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários;
- Comparecer às solenidades, festas cívicas e sociais promovidas pelo
estabelecimento;
- Entregar aos Responsáveis, correspondência enviada pelo estabelecimento e
devolvê-la assinada, quando solicitada;
- Colaborar com o líder de sala na tarefa de promover a integração da
turma;
- Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais,
móveis, utensílios e equipamentos de propriedade do estabelecimento;
- A escola não se responsabiliza pela guarda e consequente indenização,
decorrente do extravio ou danos causados a quaisquer objetos levados ao
estabelecimento educacional, inclusive papel moeda, documentos, aparelhos
eletrônicos ou celulares pertencentes ou sob a posse do aluno.

 

 

                                                  NÃO É PERMITIDO AO ALUNO:

- Entrar ou sair da sala sem autorização do professor ou coordenação;
- Ocupar-se, durante as aulas, com trabalho estranho aos estudos;
- Promover jogos, excursões, coletas, lista de pedidos de campanha de
qualquer natureza, sem a prévia autorização da Direção;
- Uso de celular em horário de aula;
- Fumar nas dependências e arredores do estabelecimento;
- Portar máquinas e relógios calculadores ou similares a fone de ouvidos, MP3
e outros;
- Andar de bicicleta, skate ou patins no pátio do Colégio, bem como nas
quadras de esporte;
- Alterar, rasurar ou suprimir anotações lançadas nos documentos escolares;
- Promover, na frente ou imediações do Colégio, ou quando se encontrar
uniformizado, brigas ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social;
- Fazer-se acompanhar de elementos estranhos ao estabelecimento, em suas
dependências;
- Rasurar a Agenda;
- Namorar nas dependências do Colégio.

           SÃO CONSIDERADAS FALTAS OU OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES GRAVES,       DENTRE OUTRAS:

- Brigas;
- Brincadeiras de mau gosto, com consequências imprevisíveis ( derrubaro colega
propositalmente, por exemplo);
- Gazetear aulas;
- Reincidência na indisciplina;
- O não uso do uniforme ou de seu uso parcial;
- Mau uso ou danificação dos ambientes;
- No caso de não ser identificado o aluno, a turma ficará responsável pelo
ressarcimento ou recuperação do bem danificado;
- Qualquer infração poderá ser considerada grave se a coordenação e a Direção
assim o julgar.
- Excepcionalmente, considerada a gravidade da infração, poderão ser
ultrapassadas uma ou mais etapas previstas, por decisão da Direção Disciplinar,
ouvida a Coordenação Pedagógica.

 

                                     SANÇÕES APLICÁVEIS AO ALUNO:
 

Caracteriza-se como falta ou ocorrência negativa, o descumprimento de
qualquer dos deveres ou a violação das proibições por parte dos alunos.
Conforme a gravidade da falta cometida, a reincidência na infração ou registro
cumulativo de infrações, o aluno estará sujeito a seguinte sequência de
penalidades:
- Advertência verbal;
- Advertência escrita, via agenda, para os pais;
- Comunicação aos pais via telefone;
- Comunicação aos pais da suspensão do aluno;
- Ao aluno será solicitado a deixar o ambiente que sujou ou danificou em
ordem, quando propositalmente cometer a infração;
- O aluno que estiver em posse de aparelho celular ligado ou outro objeto
eletrônico ligado, será advertido e deixará o mesmo com a Coordenadora.

 

 

                                APLICADAS PELO DIRETOR DISCIPLINAR
 

- Termo de compromisso que será entregue aos pais e ao aluno no ato da
advertência e devidamente assinada por eles;
- Suspensão de um dia letivo;
- Suspensão de dois dias letivos;
- Suspensão de três dias letivos e os pais assinam o requerimento de
transferência (compulsória);
- Efetivação da transferência.

 

CHEGADAS TARDIAS

Os alunos do 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em o Os alunos do 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em
caso de atraso, assistirão a 2ª aula. Não há mais período de tolerância. caso de atraso, assistirão a 2ª aula. Não há mais período de tolerância.
Lembramos aos pais que em virtude do fluxo intenso de veículos (sul da Lembramos aos pais que em virtude do fluxo intenso de veículos (sul da
ilha/Centro, Centro/sul da ilha), os alunos deverão sair de casa mais cedo para ilha/Centro, Centro/sul da ilha), os alunos deverão sair de casa mais cedo para
a não serem prejudicados com a perda da 1 aula.

ATENÇÃO:

1- Os atrasos e faltas serão anotados na agenda do aluno. Considera-se 1- Os atrasos e faltas serão anotados na agenda do aluno. Considera-se
atraso, também, a chegada após o recreio.

2 - A família será orientada na primeira reunião de pais e comunicado via
telefone após três faltas. Ao quinto atraso no trimestre, os pais serão comunicados
da suspensão do aluno. Caso o aluno não retorne do recreio, ele será suspenso de
todas as atividades do dia seguinte.

3- Saídas e chegadas fora do horário pré-estabelecido pelo Colégio deverão 3- Saídas e chegadas fora do horário pré-estabelecido pelo Colégio deverão
ser comunicadas ao Coordenador. ser comunicadas ao Coordenador.
4- O aluno só poderá se ausentar do colégio com autorização por escrito dos 4- O aluno só poderá se ausentar do colégio com autorização por escrito dos
pais e/ou responsáveis e assinadas pelo coordenador.

SAÍDAS ANTES E APÓS HORÁRIO / RECADOS PARA ALUNOS:

 Os pais que precisam se comunicar com os filhos ou fazer solicitação de saída
antecipada ou tardia, devem avisar via agenda e/ou telefonar até horário do
recreio para que possamos nos organizar.

AVALIAÇÃO:

O desempenho do aluno é avaliado trimestralmente através de: provas,
marcadas com antecedência pelo professor, trabalhos, desenvolvidos marcadas com antecedência pelo professor, trabalhos, desenvolvidos
individualmente ou em grupo, redações, pesquisas, projetos, relatórios de individualmente ou em grupo, redações, pesquisas, projetos, relatórios de
atividades extra-classe e outras atividades que o professor considerar, atividades extra-classe e outras atividades que o professor considerar,
juntamente com a Coordenação, de caráter fundamental.

SEGUNDA CHAMADA DE PROVA (6 AO 9 ANO /9 E ENSINO MÉDIO):

Caso o aluno esteja ausente no momento da execução de quaisquer Caso o aluno esteja ausente no momento da execução de quaisquer
avaliações, exceto as de recuperação, poderá requerer o benefício da segunda avaliações, exceto as de recuperação, poderá requerer o benefício da segunda
chamada, na secretaria, através de requerimento, até 48 horas antes da apli- chamada, na secretaria, através de requerimento, até 48 horas antes da aplicação
da prova.

Terá direito a segunda chamada, segundo a lei n° 7102, de 15/01/79, o
estudante que perder a avaliação por motivo de doença.

O requerimento para 2 chamada de prova será feito mediante a apresentação
dos seguintes itens: dos seguintes itens:
- Atestado médico; Atestado médico;
- Dispensa pela federação esportiva;

- Justificativa na agenda escolar; assinada pelos pais ou pelo responsável;

- Pagamento da taxa referente à prova perdida, no valor de R$ 30,00 (trinta reais)
sem atestado médico, para a prova solicitada. Terá isenção do pagamento o aluno
que apresentar Atestado Médico. O aluno que não requerer a 2ª chamada,
receberá automaticamente a nota zero. As datas das provas de 2ª chamada serão
conforme calendário letivo.

TRABALHOS E OUTRAS ATIVIDADES:

O aluno que não entregar o trabalho ou outra atividade na data prevista deverá
reportar-se ao professor da disciplina, e com ele resolver a situação.

RECUPERAÇÃO PARALELA:

A recuperação de conteúdos será paralelamente às aulas, no período oposto,
através de apoio.
A recuperação de notas será feita durante o trimestre da seguinte forma:
soma-se a nota do trimestre com a nota da prova de recuperação trimestral,
e divide-se por 2, obtendo assim a nota de recuperação, que constará no
boletim.

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO

 

Frequência

Em conformidade com a lei de Diretrizes e bases (lei federal n°9.394/96),o
estudante receberá aprovação se tiver pelo menos 75% do total de dias letivos
oferecidos.

Aproveitamento

Estará aprovado o aluno que, ao término do ano letivo, obtiver 21 pontos ou
mais em cada disciplina. Se o seu rendimento for inferior a esse número, deverá
prestar a prova de recuperação, sendo que a média anual será
preponderante sobre a prova de recuperação, ou seja, a soma da média dos
três trimestres será multiplicada por três, somando a nota da prova de
recuperação multiplicada por dois, divididos por cinco. Estará aprovado o
aluno que tiver como resultado um valor maior ou igual a 5, c alculada
através da aplicação da fórmula abaixo.

Média anual. 3 + nota da prova final .2

5

Segunda época

Terá direito a 2 época de provas o aluno que não atingir a média necessária na
prova final em até três disciplinas. A nota que o aluno precisará alcançar é a
mesma da prova final.

Dependência para Ensino Médio

Entende-se por regime de dependência a opção oferecida pelo Colégio de
poder o aluno frequentar até 02 (duas) disciplinas em que ficou reprovado,
simultaneamente com a turma seguinte (no decorrer do ano letivo), para a qual
será regularmente promovido.
1º - O regime de dependência não dispensa o aluno do cumprimento das normas
regimentais relativas à frequência e à avaliação do rendimento escolar.
2º - O aluno que frequentar alguma turma em curso com disciplina(s) em
dependência somente será promovido à turma seguinte quando, além de atender
as demais exigências, obter aprovação nessa(s) disciplina(s).
3º - O aluno cursará as matérias em que ficou em dependência no turno contrário
ao de suas aulas. Se estuda de manhã, terá as aulas de dependência à tarde, por
exemplo.
4º - A dependência terá o prazo de 06 (seis) meses, com uma aula por semana de
cada disciplina (conforme artigo 01 supracitado).
O aluno ou o responsável deve fazer a opção pelo Regime de Dependência até
15 dias depois da divulgação do resultado final do ano letivo. Um formulário
deverá ser preenchido na secretaria do colégio. Após esse período ele perderá o
direito a recuperar as matérias em que ficou reprovado.
Para ser aprovado na dependência, o aluno deve ter no mínimo de 75% de
presença nas aulas e se submeter às avaliações aplicadas pelos professores,
obtendo média 7,0 (sete).
As práticas avaliativas de aprendizagem serão desenvolvidas através de
diagnósticos ao longo do processo para reorientação das atividades propostas
novas. Esse processo (diagnóstico e reorientação) ocorrerá a cada 03 (três) aulas.
A frequência e a avaliação do rendimento escolar dos alunos seguirão as normas
estabelecidas para as turmas regulares.
O aluno reprovado em disciplina(s) cursada(s) em regime de dependência permanecerá na turma que se encontra.